Como se proteger do sol durante o pedal

Como se proteger do sol durante o pedal

Nós ciclistas ao pedalar ficamos muito tempo expostos as radiações do sol (UVA e UVB) e mesmo com os dias nublados eles estão presentes. Como não conseguimos não ficar expostos ao sol, todo cuidado com a proteção da saúde de nossa pele é necessário.

Além disso, o que preocupa principalmente as mulheres ciclistas são as manchas no rosto – a famosa Melasma – causada pela exposição ao sol sem a devida proteção deixando as ciclistas incomodadas com sua aparência.

Pensando nisso e na melhor forma de nós ciclistas cuidarmos de nossa pele a dermatologista Ana Carolina Pierin relata algumas dicas.

Dica 1 – Use protetor solar físico de alto fator de proteção

“Para os ciclistas o mais importante é a fotoproteção, é necessário usar um protetor solar de alto fator de proteção com no mínimo 50 FPS. É importante lembrar que existe vários tipos de protetor solar, os que possuem uma formulação física são extremamente importantes para os atletas” relata a dermatologista Ana Carolina Pierin.

Mas o que é um protetor solar de componente físico?

O protetor solar físico não penetra na pele, os raios solares são refletidos, funcionando como um verdadeiro bloqueador. Ao contrário do protetor solar químico que penetra na pele.

É um protetor mais difícil de espalhar e é natural ele deixar o rosto levemente branco por conta da barreira física que ele faz na pele. Atualmente, existem protetores com cor que ajuda ainda mais na barreira física.

A dermatologista explica que “filtros solares com esses componentes físicos para quem é atleta é muito bom e hoje em dia as formulações estão bem avançadas não atrapalhando com o suor. Você pode fazer sua atividade com a bike bem tranquilo (a) que não vai atrapalhar e escorrer na região dos olhos, não vai arder Tem formulações em formato de bastão que é bem interessante também”.

Dica 2 – Use barreiras físicas

As barreiras físicas são os acessórios que podemos utilizar durante o pedal para proteger a pele dos raios solares. Segue uma lista de acessórios para você utilizar enquanto pedala:

  • Óculos de sol
  • Capacetes com viseiras
  • Manguitos e pernitos
  • Luvas
  • Roupas com proteção solar

Dica 3 – Reaplique o protetor e se hidrate durante o pedal

Mesmo usando os acessórios para se proteger do sol e aplicando o protetor solar antes de realizar o pedal, você deve: reaplicar a cada 2 horas o filtro solar (facial e corporal) e beber bastante água.

“Então se você vai pedalar por mais tempo, subir e descer a serra, realize uma pausa para reaplicar o filtro solar e fazer a hidratação bebendo bastante líquido porque a reposição hídrica ajuda a manter a pele bem saudável”, orienta a dermatologista.

As camisas com proteção solar para pedalar possuem bolsos nas costas para guardar seu filtro solar. E não esqueça da sua garrafinha/caramanhola com água ou se o pedal for mais longo uma dica é carregar uma mochila de hidratação, que possui maior espaço para a colocação de reservatórios de água. Se você tem dúvida de qual acessório de hidratação escolher confira qual utilizar em seus pedais.

Bom, depois dessas dicas pegue sua bike e partiu pedalar bem protegido(a) dos raios solares. E se você está precisando de algum acessório, acesse a loja virtual RVesportes clicando AQUI, lá você encontra variedades de acessórios para se proteger do sol durante seu pedal.

Por Camila Suota – MXBIKES