O que fazer quando um cachorro começa a perseguir você e sua bicicleta

O que fazer quando um cachorro começa a perseguir você e sua bicicleta

Muita gente diz que um cão é o melhor treinador que um ciclista pode ter. Brincadeiras à parte, essa situação talvez seja mais comum do que se imagina. Cães não perseguem apenas carteiros; eles também podem ficar irritados com bicicletas. E, dependendo do tamanho e da agressividade do cachorro, pode ficar perigoso. Veja o que fazer (e o que não fazer) em uma situação assim.

– Cães são animais muito territoriais. Por isso, geralmente eles não perseguem um ciclista por muito tempo. Se você notar que vai conseguir correr mais rápido que ele, logo o animal ficará para trás.

– Se você estiver com mais ciclistas, chame todos. Os cães procuram apenas um alvo para perseguir, e estar com mais pessoas vai deixar o animal confuso sobre quem ele vai escolher.

– A maioria dos cães (mas lembre-se que a maioria nunca é todo mundo) só faz barulho. Se você ir na direção dele e enfrentá-lo, ele pode recuar. Mas se você notar que o cão realmente quer briga, não faça isso de forma alguma.

– Tente distrair o cachorro: atire um graveto, ou pedras para algum lugar, tentando distrair a atenção do animal. Se você tiver algum biscoitinho na mochila, melhor ainda. Importante: jamais atire coisas no animal. A reação irada dele é resultado de puro instinto, e em quase todos os casos, os cães se acalmam logo.

– Uma ótima tática: use água. A água assusta e afasta cachorros. E o melhor de tudo: ela não vai machucar o animalzinho, e você vai continuar feliz o seu pedal. Cada um para um lado!