Qual bicicleta escolher para começar a pedalar

1.

Vai começar a pedalar? Que bom, ficamos felizes com a sua decisão. Sabe qual modelo de bicicleta escolher?

Essa é uma dúvida comum para os iniciantes. Existem muitas opções de modelos e modalidades para escolher, e como você está iniciando, talvez fique um pouco perdido, ou ache que todas as bicicletas são iguais.

Por isso é importante pesquisar. Existem bicicletas específicas e mais apropriadas para começar a pedalar.

Confira dicas para escolher bem:

  • Não precisa começar com um modelo top de linha

Mesmo que seu orçamento seja mais folgado, não vale a pena iniciar com uma bicicleta muito cara. Bicicletas assim podem ser desconfortáveis para iniciar e envolver geometrias complicadas e performances mais experientes.

  • O segredo é o conforto

O que você precisa é de uma bicicleta confortável. Afinal de contas, no início, o conforto (ou a falta dele) é um dos fatores que fará você continuar pedalando ou parar nas primeiras semanas, e não se a bicicleta é cara ou não. Bicicletas urbanas, gravel e de MTB, que tenham amortecimento duplo ou pelo menos dianteiro (no caso de ingressar em trilhas) são ótimas opções para começar.

  • Urbana

Os modelos de bike urbana com certeza são apropriados para iniciantes. São práticas e acessíveis de mobilidade. E existe uma infinidade de modelos a um custo interessante. É apropriado para você? Depende! Se o seu objetivo e só pedalar na cidade e precisa de paralamas, bagageiro, cestinha etc, com certeza esse é o seu modelo. Agora, se seu objetivo é mais aventureiro, então, definitivamente, essa não a sua bike – mesmo que a usará pra cidade também.

  • Mountain bikes

MTB´s também são muito adaptáveis e versáteis, e talvez sejam a melhor opção. Se é no MTB que você quer ingressar, pesquise bem os tamanhos das bicicletas nessa modalidade. Elas existem em três tamanhos de roda: 26”, 27,5” e 29”. As 26” quase já não existem mais; as 27,5” são versáteis e pilotam bem; as 29” podem dar um pouco de trabalho no começo, mas depois de ‘domadas’ também são muito boas. Com uma MTB você pode pedalar em praticamente qualquer lugar: asfalto, terra, lama, trilha etc. É mais versátil de todas.