STRAVA: O QUE É E COMO USAR ESSA REDE SOCIAL DE CICLISTAS

STRAVA: O QUE É E COMO USAR ESSA REDE SOCIAL DE CICLISTAS

A tecnologia está cada vez mais presente na vida dos ciclistas – e um desses exemplos é o Strava, um aplicativo que ajuda a se relacionar com outros amantes do pedal e que proporciona praticidade na hora de gravar seus percursos, velocidade etc.

Muito fácil de usar e com vários atrativos, o Strava tem se tornado bastante popular. Quer entender melhor? Siga conosco!

O QUE É STRAVA?

O Strava é um aplicativo gratuito, mas que também conta com versões pagas, que funciona tanto em Android como iOS. Embora ele seja mais usado pelos ciclistas, o app permite gravar os percursos também em outras atividades como corridas e caminhadas.

No ciclismo, o Strava permite que você compare o seu desempenho com os dos amigos e até entre em um ranking mundial. Também é possível compartilhar suas pedaladas e participar de desafios.

O software funciona de modo integrado ao sistema de GPS do celular, o que significa que, mesmo sem acesso à internet, o Strava consegue gravar os seus percursos.

COMO O STRAVA FUNCIONA?

Além do percurso, o Strava coleta outros dados interessantes sobre suas pedaladas, como velocidade (média, máxima e mínima), distância percorrida, altitude acumulada, rota no mapa, batimentos cardíacos, gasto calórico etc.

A partir desses dados, o aplicativo gera relatórios da sua performance e cria um histórico das suas pedaladas. Essa é uma vantagem muito interessante, pois você conseguirá analisar o seu desempenho e ter uma ideia de onde pode melhorar para atingir seus objetivos.

Outra possibilidade oferecida é a de planejamento da rota, verificando antes pontos como quilometragem a ser rodada, trajetos, presença de subidas e descidas, entre outros.

E, claro, como o Strava funciona de forma semelhante a uma rede social, você poderá se conectar com seus amigos de outras redes que usem o aplicativo e fazer novas amizades que também curtem pedalar.

Dessa forma, é mais fácil, por exemplo, formar grupos de ciclistas, trocar dicas de treino e ter contato com pessoas aficionadas por pedal como você, ajudando a dar ainda mais motivação nos treinos.

Muitas pessoas usam o Strava, até mesmo os ciclistas famosos. E você poderá seguir essas pessoas, conhecer os treinos que elas fazem e pensar em ideias semelhantes para os seus próprios treinos.

Se desejar, ainda poderá desafiar seus amigos, para baterem algum recorde em determinado segmento que você manda muito bem, em alguma rota específica ou outros pontos que você desejar.

POR QUE USAR O STRAVA?

Ainda está em dúvida se vale a pena ou não baixar o Strava? Algumas das vantagens que o aplicativo oferecem são:

  • melhora no controle da rotina de exercícios;
  • possibilidade de acompanhar seu desempenho e a sua evolução;
  • auxílio na motivação, ao permitir desafios e interação com outros amigos;
  • permite conhecer novas pessoas com gostos semelhantes e até criar grupos de pedais;
  • possibilidade de acompanhar atletas e outros ciclistas famosos, analisando os treinos que eles fazem e adaptando a sua rotina;
  • permite criar trajetos com acesso a mapas e outras informações;
  • possibilidade de compartilhar seus percursos e também de integrar essas informações a outras redes sociais como Facebook e Twitter.

VERSÃO PAGA

O Strava conta com uma versão paga, o Strava Summit, que oferece funções adicionais ainda mais interessantes aos ciclistas. Basicamente, você terá acesso a 3 tipos de pacote: treinamento, segurança e análise.

Com o modo análise de progresso, o usuário consegue controlar o nível do treino para potencializar a sua performance e avaliar a sua evolução usando como base o gráfico Fitness e Freshness.

Já na versão segurança (safety), você poderá compartilhar a sua rota em tempo real com amigos ou familiares. Assim, caso haja algum problema durante o pedal, os seus contatos conseguem encontrar facilmente a sua localização e ir até lá ou enviar o resgate. Esse recurso é especialmente útil para quem faz trilhas, longos trajetos em rodovias ou tem o hábito de pedalar sozinho.

Por fim, a modalidade treinamento conta com diferentes programas básicos desenvolvidos para ajudar o ciclista em situações específicas, como aumentar o seu ritmo ou bater seu recorde pessoal.

COMO USAR O STRAVA?

Já está convencido a baixar o aplicativo? Pois saiba que você poderá usar o Strava pelo celular ou pelo computador. Vamos ver em detalhes cada uma das possibilidades.

CELULAR

O primeiro passo é baixar o aplicativo a partir da sua Play Store e instalá-lo. Quando você abrir o app pela primeira vez, poderá fazer login em uma conta já existente ou se registrar gratuitamente – o que pode ser feito usando um endereço de e-mail ou aproveitando os dados cadastrados no Google ou Facebook.

Na tela inicial, o próprio Strava lhe mostrará algumas sugestões de amigos. Se desejar, poderá adicioná-los tocando em “seguir” ou usar o botão a esquerda do sino, localizado no canto superior direito, para encontrar seus amigos de outras redes sociais ou contatos do celular.

Para configurar a sua conta ou acessar as funcionalidades do Strava, é só acessar o menu localizado no canto superior esquerdo da tela. Nessa área, você poderá optar entre gravar atividade, visualizar o feed, explorar segmentos, participar de desafios, participar de clubes, ver vídeos de treinamento ou acessar suas configurações.

Também existe a possibilidade de gravar seus treinamentos de modo mais simples, basta apertar o botão “+” no canto inferior direito da tela. Quando for para a tela de registro de exercícios, escolha a atividade tocando o ícone do esporte selecionado. Depois, selecione iniciar e comece a se exercitar. Quando terminar, toque sobre o botão para finalizar.

COMPUTADOR

Acesse o site do Strava e faça o login na sua conta. Pelo computador, você poderá gerenciar suas atividades e amigos. Outra possibilidade é inserir manualmente as atividades. Para fazer isso, selecione a opção “adicionar uma atividade”, na barra lateral esquerda, selecione “manual” e adicione os detalhes da sua atividade.

Para incluir uma atividade exportada de outro aplicativo, selecione a aba “arquivo” à esquerda da tela.

Uma funcionalidade presente apenas no computador é a de criar rotas. Para fazer isso, acesse o menu painel e clique em “minhas rotas”. Em seguida, selecione “criar nova rota” para abrir o mapa e adicionar os pontos. As rotas que você cria no PC podem ser sincronizadas e usadas no celular.

Agora que você já sabe o que é e como funciona o Strava, pensa em usá-lo? Se você curtiu este conteúdo, cadastre-se na nossa newsletter para receber outras dicas bacanas como esta diretamente no seu e-mail!