Vitória para Avancini no retorno ao MTB europeu.

Vitória para Avancini no retorno ao MTB europeu.
Avancini na vitória da Strabag Cup em Brno, na República Tcheca .Do Bikemagazine Fotos de divulgação

Após um longo período sem competir no Exterior, o brasileiro Henrique Avancini voltou a vencer na Europa. Em sua primeira prova UCI em cinco meses, o campeão brasileiro, número 2 do ranking mundial, que integra a equipe Cannondale Factory Racing, venceu no sábado (29 de agosto) etapa da Strabag Cup, na República Tcheca, do calendário da UCI Junior Series.

“De volta às competições na Europa, com a Strabag Cup em Brno. De volta às vitórias”, celebrou Avancini nas redes sociais. “Gratidão enorme por estar na linha de largada hoje. A melhor forma de honrar as oportunidades que Deus nos concede na vida é aproveitar a chance ao máximo”, escreveu. A prova também marcou o retorno do alemão Manuel Fumic, companheiro de Avancini nas ultramaratonas Cape Epic e Brasil Ride, entre outras, que se acidentou em um treino, teve fraturas e passou por cirurgia em junho. “Grande dia para a equipe.”

Avancini e o francês Maxime Marrote na disputa

Avancini e o francês Maxime Marrote, seu companheiro de equipe, dominaram a prova. O brasileiro venceu com 24 segundos de vantagem sobre o francês. O italiano Nadir Colledani ficou em 3º, a mais de 1 minuto. O espanhol Pablo Rodriguez e o alemão George Egger completaram o pódio.

Caso a programação se mantenha, no final de setembro Avancini disputará, também na República Tcheca, etapa dupla da Copa do Mundo de MTB. O programa intenso, entre 29 de setembro e 4 de outubro, inclui  short track e XCO. Na semana seguinte, entre 7 e 11 de outubro, será o Campeonato Mundial de MTB, em Leogang, na Áustria, previsto anteriormente para ser realizado em Albstadt, na Alemanha.

Avancini começou 2020 mostrando boa forma em fevereiro ao vencer a Copa Catalana Internacional BTT, a Super Cup Massi de Banyoles, na Espanha, uma das corridas mais clássicas do mountain bike mundial  Antes, junto com o parceiro Fumic, venceu duas das quatro etapas da Tankwa Trek, na África do Sul, importante preparação para a ultramaratona Cape Epic

Mas veio a pandemia e a frustração pelo cancelamento em cima da hora da Cape Epic. O brasileiro voltou para casa, em Petrópolis (RJ) e, nas primeiras semanas de quarentena, também acompanhou o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, um dos seus principais objetivos do ano.